equipa

clave

maestros

A Orquestra Filarmonica 12 de Abril, tem a honra de ter actualmente 2 maestros a colaborar consigo.
O Maestro Pedro Neves à esquerda e o Maestro e Compositor Luis Cardoso à direita.

pedro neves

A personalidade artística de Pedro Neves é marcada pela profundidade, coerência e seriedade da sua interpretação musical, destacando-se assim como promissor maestro português.

Pedro Neves nasceu em 1975 em Águeda. O seu percurso musical inicia-se no conservatório da cidade de Aveiro, onde estudou violoncelo com a Prof. Isabel Boiça. Mais tarde ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, na classe do Prof. Paulo Gaio Lima, onde conclui o grau de bacharelato em 1996. No mesmo ano obtém uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian para continuar o seu aperfeiçoamento artístico com o Prof. Marçal Cervera, na Escola de Música Juan Pedro Carrero , em Barcelona, onde se mantém até 1999. Paralelamente frequenta masterclasses com Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Daniel Grosgurin, Marçal Cervera e Anner Bylsma.
Como violoncelista participou em diversas formações das quais se destacam a Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, Orquestra de Jovens de Baden-Wuttenburg. Entre 1999 e 2005 integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Apresentou-se em várias digressões em Espanha, França, Alemanha, Brasil, EUA, Japão, Macau, Tailândia, entre outras.

Foi premiado nos concursos “Juventude Musical Portuguesa” e “Prémio de Jovens Músicos”.
Pedro Neves interessa-se muito cedo pela direcção e começa o seu percurso como maestro em 1988 na Sociedade Recreativa e Musical 12 de Abril, sediada na sua terra natal, da qual é director artístico desde 1992.

Paralelamente à sua actividade como violoncelista, estudou direcção de orquestra com o reconhecido pedagogo e maestro Jean Marc Burfin na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde obtém o grau de licenciatura com elevada classificação. Em virtude do seu crescente desejo de se aperfeiçoar como maestro, Pedro Neves aprofundou os seus conhecimentos com Emílio Pomarico em Milão, frequentou masterclasses com Alexander Polishcuk e foi assistente de Michael Zilm.
Pedro Neves foi convidado para dirigir a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Nacional do Tejo, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Esproarte e da Orquestra do Algarve da qual foi maestro titular em 2011 e 2013.

Pedro Neves é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, maestro titular da Orquestra Clássica de Espinho, onde desenvolve um projecto com jovens músicos em início de carreira profissional e assumiu há pouco tempo o cargo de maestro convidado para a Música Portuguesa da Orquestra Gulbenkian. Actualmente é doutorando na Universidade de Évora onde realiza um doutoramento sobre as seis sinfonias de Joly Braga Santos.

Foi nomeado pela SPA, na categoria de “Melhor Trabalho de Música Erudita” em 2015 pelo concerto na Casa da Música à frente da Banda Sinfónica Portuguesa com obras de Cândido Lima, Lino Guerreiro, Rui Rodrigues, Pedro Lima Soares e Diogo Carvalho, das quais 4 em estreia absoluta.

É fundador da camerata Alma Mater.

luís cardoso

Luis Cardoso (n. 1974 – Fermentelos – Portugal). Saxofonista, compositor, professor e maestro.

Como compositor e arranjador as suas obras têm vindo a ganhar a atenção de diferentes áreas dos espectros da música.

Ganhou dois prémios de composição: no ano de 2002, por decisão unânime do júri, foi galardoado com o “Grande Prémio Silva Dionísio de Composição para Banda”, promovido pelo INATEL e em 2006, ganhou o Prémio de Composição da Federação de Associações Musicais de Aveiro.

Pela sua obra “Fanfarra Ciclópica” foi nomeado pela SPA na categoria de “Melhor Trabalho de Música Erudita” em 2013.

Ganhou o 2.o Prémio de composição para banda “Banda Sinfónica Portuguesa” (2014) e o 1º Prémio da “Harvey G. Phillips Awards for Excellence in Composition” – Tuba Solo Category – International Tuba Euphonium Association, USA, do qual também já tinha sido finalista em 2010 e 2014.

É atualmente Diretor Pedagógico da Escola de Artes da Bairrada (Troviscal, Portugal).

Também em 2014 concluiu o Doutoramento em Música/Composição pela Universidade de Aveiro sob o título “Da Banda para a Orquestra, Estratégias de Transcrição.”

Como maestro, é diretor artístico da ” Orquestra Filarmónica 12 de Abril” (Travassô, Portugal).

É convidado regularmente para dar cursos e workshops, ou para falar em seminários sobre diversos domínios, tais como o saxofone, composição, teoria musical e o panorama filarmónico.

Compositor e arranjador muito solicitado, tem um catálogo pessoal com mais de 650 arranjos e 60 obras originais, a maioria publicadas pela editora holandesa Molenaar, e gravadas por várias bandas nacionais e internacionais.

VER & OUVIR

Fotografias

Veja alguns dos nossos bons momentos.

Ouvir

Conheça a nossa discografia.

gestorMaestros